CEIROQUINHO - HISTÓRIA


Não se sabe ao certo a origem de Ceiroquinho, como quase todas as aldeias serranas por falta de documentos escritos, mas podemos afirmar , que é uma aldeia muito antigo pelos vestígios existentes.
 Os soutos de castanheiros, com árvores imponentes que terão mais de 700 a 800 anos. Existem casas de xisto em ruínas em diversos sítios.
 Pensamos que nestes lugares serranos, habitaram povos anteriores à nossa nacionalidade, povos que iniciaram o povoamento das terras serranas após a conquista Cristã aos mouros.
 Há por todas as encostas muitas nascentes que facilitaram certamente a fixação dos primeiros habitantes que podiam regar as terras à beira das ribeiras que iam arroteando.
A alimentação dos primeiros povos serranos era a caça, a castanha e o centeio.
 Ceiroquinho em 1911 chegou a ter 30 famílias com 170 pessoas . Devido a emigração Ceiroquinho tem  hoje pouco mais de duas dezenas de habitantes residentes.
 Muitos dos registos paroquiais desapareceram . No dia 27 de Julho de 1625 aparece o primeiro registo de baptizado dum Ceiroquinho, pelo Padre António Simões, sinal evidente que Ceiroquinho já existia .